18.9.11

Grandes paixões - Parte II

Parte II
Os homens.

"Não tentes ser bem sucedido,
tenta antes ser um homem
 de valor."
 Albert Einstein



AMO OS HOMENS

Não amo apenas no sentindo de ser apaixonada pelo gênero humano, pela humanidade em si, eu realmente tenho uma grande admiração pela humanidade, mas quando me refiro aos homens estou falando do gênero mesmo, não me refiro à canalhas e espancadores de mulher, me refiro aos HOMENS e tenho por eles muito apreço e admiração.

AMO OS HOMENS e todas as suas complexidades, adoro me inserir no meio deles (nós, pessoas humanas, quando estamos em "bando" ficamos ainda mais malucos), gosto de ver como reagem às suas tristezas e alegrias, suas torturas coletivas e de pouco sentido para mim.

Sempre tive mais amigos do que amigas, gosto muito de ficar papeando com o meninos, acho divertido! Dia desses conversava com um deles sobre o papel atual do homem na sociedade, conversamos muito e não chegamos à nenhuma conclusão, sabemos que muitos homens sentem-se deslocados, sem referencial sobre quem são e sobre sua importância enquanto gênero masculino... cada vez mais acredito que o que importa na realidade não é nosso gênero e sim nossa espécie. Somos humanos, e é enquanto humanos que devemos buscar nossos referenciais. Seres coletivos que precisam aprender a conviver e se relacionar.

Odiar os homens, isso não é pré-requisito para ser feminista, sou feminista e acredito que os homens podem ser grandes aliados na luta das mulheres por equidade de direitos.

Há homens que passaram pela minha vida e a marcaram profundamente, meu pai, meus irmãos, grandes amigos, amores e até mesmo meu pequeno Samuel (sei que ele teria sido um grande homem...), esses homens, os quais eu tive a oportunidade de conhecer mais de perto, são referência pra mim, pude analisá-los por algum tempo e descobrir coisas maravilhosas sobre eles.

Ainda há muito o que se questionar sobre o papel do homem, as cobranças sofridas por eles nessa sociedade heteronormativa (que pré-julga e quer definir padrões de comportamento),  as vivencias de paternidade e de sexualidade, e este debate tem sido ampliado, é necessário que estejamos prontas e prontos para conhecer as necessidades dos homens e criar soluções para as relações de gênero.

Aqui alguns vídeos sobre MASCULINIDADES, produzidos por entidades que trabalham esse tema:



Se vc quiser saber mais sobre MASCULINIDADES acesse o site do Instituto Papai


Gosto de pensar sobre eles e com eles, ouvi-los e conhecê-los um pouco, já que nunca saberei, realmente, o que é o universo masculino, apenas transito por ele como uma intrusa interessante, que só é tolerada porque é louca por futebol!

Por essas e outras que... EU AMO OS HOMENS!






Nenhum comentário:

Postar um comentário